Deixe-me tentar explicar um pouco sobre a numeração das cédulas brasileiras.
As séries nas cédulas brasileiras vão de 000.001 até 100.000.
E sendo o maior número sequencial o cem mil, os chamados números sólidos (em ingles solid numbers) serão sempre precedidos de um zero. Desta forma, nós não vamos encontrar a cédula nº 111.111 (cento e onze mil, cento e onze) como em paises como os E.U.A., o mais próximo número sólido nas cédulas brasileiras será o nº 011.111 (onze mil, cento e onze).
Então lembrando: a numeração sequencial será sempre precedida de um zero, com exceção do último número de uma série, que é o 100.000 (cem mil).
A partir de 1981, os número de série, foram alterados, e passam a ser impressos antes do número sequencial (de 000.001 à 100.000), e tornam-se um astronômico número, composto de 10 dígitos (4 da série + 6 do nº sequencial). Existe, antes desta data, uma experiencia que foi feita na cédula apelidada de "Cabeção" ou "Barão". É a nota com as numerações de 153/4/5 no catalogo brasileiro e 97 no Pick.
A cédula brasileira além dos 10 dígitos, passou a ter duas letras, uma à direita e outra à esquerda do número, elas representam: a "Estampa" (qualquer mudança no desenho da cédula muda a estampa), e a quantidade de séries. Cada letra só pode ter 9.999 séries (4 dígitos)
Assim sendo, os 4 primeiros dígitos representam a série e os outros seis dígitos, o número da cédula de 000.001 para 100.000. Mais uma letra como prefixo e outra como sufixo.
Em outras palavras, após 1981, continuamos a ter números sólidos, mas com os 4 dígitos pertencentes à série, no início da longa numeração de 10 dígitos!
Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar.
Francisco Partos
E&P Numismatica







Boa Tarde, Francisco.
ResponderExcluirPreciso de uma ajuda.
Tenho muitas cédulas e moedas antigas, e gostaria de calcular o valor de cada uma delas para venda.
Como poderia saber o valor pelos número de série, e o que significa o código C-135, por exemplo?
Agradeço desde já.
Atenciosamente,
Rubem Patrick
Prezado Senhor,
ResponderExcluirAs cédulas brasileiras estão relacionadas em um catálogo: Cédulas do Brasil - dos autores Claudio Amato, Irlei Neves e Julio Schütz.
Lá, o senhor identificará, cada uma delas, pela estampa, número de série e assinaturas. Como, por exemplo, a C135 que é o número de catálogo da cédula de 5 cruzeiros de 1974.
Também consta neste catálogo, o valor de referência para a venda, dependendo do estado de conservação da cédula.
Quanto às moedas, existe o catálogo específico: Livro das Moedas do Brasil - dos autores Claudio Amato, Irlei Neves e Arnaldo Russo.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,
Francisco
Francisco, existe algum catalogo ou cadastro que me permite relacionar o numero de série de cada nota em circulação com o seu modelo e valor de face?
ResponderExcluirpor exemplo: C1011203011B -> nota de R$10 .
Obrigado pela ajuda!
Abraço.
eu tenho notas de 2 reais que tem o numero de serie em sequencia vale alguma coisa?
ResponderExcluirelas estavam praticamente grudada eles tem o final na sequencia tem uma 5
ResponderExcluirquem souber erikfrank125@hotmail.com
ResponderExcluirBOA NOITE FRANCISCO
ResponderExcluirNO LIVRO DO AMATO CEDULAS DO BRASIL 2013, PRA UMA MESMA SERIE TEM 2 LINHAS COM VALORES, E A LINHA QUE TEM VALOR MAIS ALTO É A QUE TEM A PALAVRA MODELO (é a cedula que está exposta no livro, ou tem que ter esta palavra na nota ?). E se for a exposta tem que ter exato a caracteristica por ex. VALOR LEGAL, VALOR RECEBIDO... ?
DESDE JA, MUITO OBRIGADO
SERGIO
Boa tarde, possuo um grupo de cédulas antigas, de cinco e dez cruzeiros, creio que são anteriores a década de setenta, as de cinco possuem a face do Barão do Rio Branco e as de dez do Getúlio. Em uma possuo dez com números de série sequenciais e na outra mais de vinte também com o número sequencial. Gostaria de saber se esta particularidade é relevante em termos de avaliação?
ResponderExcluirDesde já agradeço,
Marcelo